Subscribe:

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cefaléia Vascular

O que é uma cefaleia vascular?

A cefaleia vascular é uma denominação para dores de cabeça do tipo enxaqueca, pois na fisiopatologia da enxaqueca existe um componente vascular importante, pois ocorre vasodilatação, a dor é do tipo pulsátil, latejante.
A primeira teoria sobre enxaqueca foi a teoria vascular, idealizada por Graham e Wolff. Dores de cabeça que estejam relacionadas com os vasos, artérias ou veias no cérebro, são então chamadas de cefaleias vasculares. Porém, uma cefaleia vascular pode ser primária como no caso da enxaqueca, ou secundária quando alguma outra doença arterial está presente como um aneurisma cerebral, avc, avci, avch, arterite, arterite temporal, dissecção arterial, estenose arterial, trombose venosa cerebral.
Remédios que atuam no componente vascular são os betabloqueadores, propranolol, atenol, metoprolol, selozok, os bloqueadores do canal de cálcio, flunarizina, e na crise de dor os triptanos, naratriptano, naramig, sumatriptano, sumax, imigran, rizatriptano, maxalt, zolmitriptano, zomig

As dores de cabeça podem ser sinal de alguma doença como uma infecção, sinusite, meningite, ou alguma doença neurológica como um tumor cerebral, aneurisma cerebral, avc, traumatismo craniano.
As dores de cabeça podem ser primárias, ou seja, a própria manifestação das crises de dor de cabeça, sua recorrência e associação com outros acompanhantes, como na cefaleia tensional, cefaleia crônica, enxaqueca, enxaqueca sem aura, enxaqueca com aura, cefaleia em salvas, cefaleia cervicogênica .

Atenção! Não se auto-medique! Procure um médico para realizar um correto diagnóstico e tratamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Reclame, elogie, sugira...