Subscribe:

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Wii na reabilitação

A realidade virtual hoje assume um papel decisivo quando o tema é a reabilitação de pessoas.
O vídeo-game Nintendo Wi® tem sido apontado por seu diferencial em funções terapêuticas. De olho nesta nova tecnologia à serviço da saúde, diversos hospitais e centros de reabilitação em todo o mundo estão utilizando o Nintendo Wii® como ferramenta da Fisioterapia, para ajudar os pacientes a se recuperarem das sequelas de lesões como o AVC, o trauma raquimedular e outros tipos de lesões neurológicas. O Wii exige que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia. Os pacientes jogam neste sistema durante a sua sessão de reabilitação, sob supervisão de um profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.
A tecnologia do Nintendo Wii Fit é tão precisa que pode ser comparada a aparelhos projetados especialmente para a fisioterapia. A tábua do Wii é composta por sensores que movimentam o avatar, bonequinho do video game, a qualquer leve pressão.


Pacientes da clínica de fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo usam a plataforma do Nintendo Wii como auxílio no tratamento de problemas ortopédicos e neurológicos. 

A chamada Wii Reabilitação é também utilizada por profissionais de Saúde nos EUA, Europa e Chile, como no Hospital Herrin, St. Mary's Medical Center em S. Francisco, Hospital Herrin, de Illinois, Hines Veterans Affairs, de Chicago, Centro Médico Walter Reed Army, em Washington, Hospital Del Trabajador Santiago entre outros. No Reino Unido, a Nintendo Wii Fit Plus® tornou-se o primeiro jogo eletrônico a ganhar apoio oficial do Sistema Nacional de Saúde e nos EUA ganhou apoio em 2010 da associação Americana de Cardiologia. No Brasil, um dos precursores deste sistema, Fernando Vanderlinde - é pesquisador e atua na criação de jogos para a saúde, tem lecionado cursos e implantado este sistema em clínicas de fisioterapia, com respostas
eficientes em diversos tratamentos, que envolvem necessidades de reabilitação.


Os terapeutas que trabalham com essa nova ferramenta afirmam que a utilização do Nintendo Wii® no processo de reabilitação ajuda os pacientes a recuperarem o equilíbrio, a coordenação motora, a resistência cardiorrespiratória e a força muscular de braços e pernas.


Nós acadêmicos sabemos que os movimentos repetitivos costumam desanimar, mas quando o vídeogame é usado como ferramenta para reabilitação, os pacientes recuperam força, equilíbrio se divertindo. É uma forma lúdica de terapia que não deve substituir inteiramente a terapia convencional, mas serve como mais uma ferramenta da reabilitação, facilitando a adaptação e recuperação do paciente.


 Meu noivo tem o Wii e realmente é um ótimo exercício, mas cuidado, pois como todo video game, vicia, é uma ótima maneira de se erxercitar e de se divertir ao mesmo tempo, recomendo!

1 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do seu blog continue assim amor;)

Postar um comentário

Gostou? Reclame, elogie, sugira...