Subscribe:

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pesquisadores brasileiros recuperam movimentos em ratos paraplégicos



Cientistas brasileiros do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, criaram uma nova técnica que permitiu que ratos paraplégicos voltassem a andar.
O método é uma combinação entre o uso de células-tronco com exercícios físicos intensos.
O estudo foi realizado através das lesões provocadas por traumas na coluna de ratos, que foram divididos em dois grupos: um começou o tratamento 48horas após a lesão,e outro, 14 dias depois do trauma. No local dos ferimentos, foi injetado um preparado de células-tronco retiradas da medula óssea dos próprios ratos. Uma vez no organismo, as células tronco se transformaram em células neurais e ajudaram a regenerar as regiões afetadas.
Paralelamente, os ratos foram submetidos a um trabalho de condicionamento muscular intenso, com 6 sessões semanais de exercícios na piscina, de uma hora de duração cada.
Em uma escala que vai de zero (animais totalmente paralisados)a 21 (mobilidade excelente),alguns foram do nível 2 para o 17 em 45 dias. Quase todos conseguiram recuperar parte dos movimentos das patas traseiras, mesmo quando a terapia foi implementada "tardiamente".
"Isso mostra que é possível recuperar os movimentos mesmo após a estabilização da lesão", disse a criadora do método, Katherine Athayde de Carvalho.

2 comentários:

Ana disse...

OI BEATRIZ,
Gostei muito do seu blog. Espero poder visitar sempre que possível. Sou professora do curso de fonoaudiologia da UFPE. Como você, sou apaixonada por neurologia. Parabéns!
Ana Cláudia

Beatriz disse...

Muito obrigada Ana Cláudia, seja bem vinda ao blog, e sinta-se a vontade para pedir a matéria que quiser!

Postar um comentário

Gostou? Reclame, elogie, sugira...